PLANO DE AULA Ø Semana RELEITURAS: Romero Britto e o Encantar da Natureza

PROFESSORA: Ângela da Silva Santos
PROFa. AUXILIAR: Maria das Graças
TURMA: Maternal I A                
TURNO: Tarde
PLANO DE AULA
Ø Semana RELEITURAS: Romero Britto e o Encantar da Natureza
“A arte é capaz de refletir a celebração das coisas simples e boas da vida. Isto é o mais importante para mim!” (Romero Britto)

v  Apresentação/ Justificativa:

A aprendizagem das artes se dá num processo de construção particular e envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação educativa intencional, porém é um ato exclusivo da criança. A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
Atualmente tem se observado a necessidade de novos projetos de artes para educação infantil, no sentido de desenvolver práxis nas quais haja a total integração do profissional da educação infantil, das crianças, da instituição e da comunidade.
As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas. A arte tem grande importância dentro da educação, pois com ela podemos transformar como também auxiliar na formação das crianças de modo geral. Por isso, escolhi este grande artista para aguçar a criatividade das crianças, fazendo com que apreciem, e aprendam a admirar a arte brasileira.

v  OBJETIVO GERAL:

Aguçar a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e pela obra de arte de Romero Britto com as quais entre em contato, e favorecer o desenvolvimento das suas competências básicas, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.

v  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Conhecer as formas geométricas simples (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);

·        Explorar diferentes materiais;

·        Estimular a coordenação motora fina;

·        Conhecer melhor quem é Romero Brittoe sua arte;

·        Observar as cores utilizadas nas obras;

·        Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;

·        Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;

·        Observar os principais constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas produções, destes elementos.

·        Desenvolver oralidade, interação e socialização.

·        Identificar cores primárias.

·        Trabalhar coordenação motora fina e ampla.

·        Perceber traços da natureza em suas obras.

·        Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.

·        Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.

·        Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.

·        Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.


v  Desenvolvimento
CRONOGRAMA: 26 a 30 de maio de 2014
1° dia
o  Roda de conversa sobre o artista plástico Romero Britto, em seguida, apresentação de um vídeo mostrando algumas de suas principais obras relacionadas ao tema proposto para esta semana.
o  Apresentação em slides da obra BUTTERFLY, após, conversa informal sobre características básicas das borboletas.
o  Produção: Utilizando materiais recicláveis como rolo de papel higiênico e  papelão, organizadas em duplas as crianças produzirão a releitura da obra BUTTERFLY, ao som musical da música Aquarela (Toquinho).
2° dia
o   Roda de conversa sobra a obra FLOR de  Romero Britto.
o   Assistir ao vídeo UKI- AS FLORES FELIZES, em seguida, produzir coletivamente a releitura da obra FLOR utilizando cd´s e marcas das mãozinhas.
o   Brincadeiras livres à escolha das crianças.
3° dia
o   Apresentação da obra Maçã de Romero Britto, em seguida rodinha de conversa e degustação da maçã.
o   Assistir ao desenho animado Uki- Onde está a maçã?
o   Produzir em duplas e/ou trios a releitura da referida obra “maças recicláveis” utilizando de garrafas pet´s e tinta guache de diferentes cores.
o   Atv. Diversificada: Cambalhotas.
4° dia
o   Roda de conversa e apresentação das obras BLUE DOG  e  PEIXE do artista Romero Britto;
o   Conversa informal sobre o cachorro e o peixe (seus habitats...);
o   Cantar a música Sítio de Seu Lobato;
o   Colorir livremente o desenho representativo da obra PEIXE;
o   Fazer (com auxílio das professoras) dobraduras de papel para formar um cãozinho e, em seguida, utilizar-se de diferentes texturas enfeitá-lo.

5° dia

Exposição de Arte – Releituras da Obra de Romero Britto na visão das crianças da Educação Infantil
Hoje a homenagem saiu do papel e ganhou os muros da creche! As crianças utilizando-se de tintas de vária cores produziram coletivamente uma releitura das coloridas obras de Romero Britto. Este momento foi mais uma oportunidade das crianças terem contato com a arte.
Livremente as crianças pitam o muro utilizando pincéis e/ou as mãozinhas, ao final as professoras fazem o contorno para que releitura adaptada de obras variadas.

v  Recursos Materiais:
·        Rolos de papel higiênico;
·        Cd´s inutilizados;
·        Cartolinas;
·        Tinta guache e para tecido;
·        Pincéis;
·        Notebook;
·        Garrafas pet´s;
·        Papel sulfite;
·        Eva;
·        Papel crepom;
·        Papel ondulado.

v  Avaliação
A avaliação aconteceu de forma contínua, através das observações e registros diários para o acompanhamento do desenvolvimento de cada criança, bem como da prática docente das educadoras.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO: REGANDO MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE

RESENHA DE TEXTO: “A PEDAGOGIA COMO UMA TECNOLOGIA CULTURAL”, de Simon (1995)