PLANO DE AULA Ø Semana RELEITURAS: Romero Britto e o Encantar da Natureza
PROFESSORA:
Ângela da Silva Santos
PROFa.
AUXILIAR: Maria das Graças
TURMA:
Maternal I A
TURNO:
Tarde
PLANO DE AULA
Ø Semana RELEITURAS: Romero Britto e o Encantar da
Natureza
“A arte é capaz de refletir a celebração das coisas simples e boas da
vida. Isto é o mais importante para mim!” (Romero Britto)
v Apresentação/
Justificativa:
A
aprendizagem das artes se dá num processo de construção particular e envolve
escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza,
motivação interna e/ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação
educativa intencional, porém é um ato exclusivo da criança. A linguagem da arte
na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos
cognitivos, sensíveis e culturais.
Atualmente
tem se observado a necessidade de novos projetos de artes para educação
infantil, no sentido de desenvolver práxis nas quais haja a total integração do
profissional da educação infantil, das crianças, da instituição e da
comunidade.
As artes
estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão,
na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos
e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões
artísticas. A arte tem grande importância dentro da educação, pois com ela
podemos transformar como também auxiliar na formação das crianças de modo
geral. Por isso, escolhi este grande artista para aguçar a criatividade das
crianças, fazendo com que apreciem, e aprendam a admirar a arte brasileira.
v OBJETIVO GERAL:
Aguçar a
criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo
o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e
pela obra de arte de Romero Britto com as quais entre em contato, e
favorecer o desenvolvimento das suas competências básicas, ampliando
seu conhecimento de mundo e cultura.
v OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer
as formas geométricas simples (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
·
Explorar
diferentes materiais;
·
Estimular
a coordenação motora fina;
·
Observar
as cores utilizadas nas obras;
·
Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar
sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;
·
Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração,
descrição e interpretação de imagens e objetos;
·
Observar os principais constituintes da linguagem visual (ponto, linha,
forma, cor, volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas produções,
destes elementos.
·
Desenvolver
oralidade, interação e socialização.
·
Identificar
cores primárias.
·
Trabalhar
coordenação motora fina e ampla.
·
Perceber
traços da natureza em suas obras.
·
Desenvolver
raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
·
Desenvolver
a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística,
percepção visual, noção espacial.
·
Trabalhar
conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento
infantil a partir de materiais diversos.
·
Utilizar
materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir
trabalhos do autor.
v Desenvolvimento
CRONOGRAMA: 26 a 30 de maio de 2014
1° dia
o
Roda de conversa sobre o artista
plástico Romero Britto, em seguida, apresentação de um
vídeo mostrando algumas de suas principais obras relacionadas ao tema proposto
para esta semana.
o
Apresentação em slides da obra BUTTERFLY,
após, conversa informal sobre características básicas das borboletas.
o
Produção: Utilizando materiais
recicláveis como rolo de papel higiênico e
papelão, organizadas em duplas as crianças produzirão a releitura da
obra BUTTERFLY,
ao som musical da música Aquarela
(Toquinho).
2° dia
o Assistir ao vídeo UKI- AS FLORES FELIZES, em seguida, produzir coletivamente a
releitura da obra FLOR utilizando cd´s e marcas das mãozinhas.
o
Brincadeiras
livres à escolha das crianças.
3° dia
o Produzir em duplas e/ou trios a releitura da
referida obra “maças recicláveis” utilizando de garrafas pet´s e tinta guache
de diferentes cores.
o Atv. Diversificada: Cambalhotas.
4° dia
o Conversa informal sobre o cachorro e o peixe
(seus habitats...);
o
Fazer (com auxílio das professoras)
dobraduras de papel para formar um cãozinho e, em seguida, utilizar-se de
diferentes texturas enfeitá-lo.
5°
dia
Exposição de Arte – Releituras da Obra de Romero Britto
na visão das crianças da Educação Infantil
Hoje a
homenagem saiu do papel e ganhou os muros da creche! As crianças utilizando-se de tintas de vária cores
produziram coletivamente uma releitura das coloridas obras de Romero Britto. Este momento foi mais uma oportunidade das crianças
terem contato com a arte.
Livremente as crianças pitam o muro utilizando
pincéis e/ou as mãozinhas, ao final as professoras fazem o contorno para que
releitura adaptada de obras variadas.
v Recursos Materiais:
·
Rolos de papel higiênico;
·
Cd´s inutilizados;
·
Cartolinas;
·
Tinta guache e para tecido;
·
Pincéis;
·
Notebook;
·
Garrafas pet´s;
·
Papel sulfite;
·
Eva;
·
Papel crepom;
·
Papel ondulado.
v Avaliação
A
avaliação aconteceu de forma contínua, através das observações e registros
diários para o acompanhamento do desenvolvimento de cada criança, bem como da
prática docente das educadoras.
Comentários
Postar um comentário